Acompanhe o IOC

Resultado do Exame

O uso dos óculos escuros é importante também no outono!

Com a chegada do outono o clima passa a ficar mais ameno e o sol não aparece com aquela força extrema do verão

Por IOC CARUARU - 08/04/2014 - 17:04

Com a chegada do outono o clima passa a ficar mais ameno e o sol não aparece com aquela força extrema do verão. Nesta gostosa estação é importante reforçar que mesmo com a possível redução da exposição direta aos raios provenientes do sol, é fundamental o uso dos óculos escuros para proteção dos olhos contra os raios ultravioletas (UV).O uso dos óculos escuros é importante também no outono!

Acontece que mesmo entre nuvens ou em um dia nublado, em todas as estações do ano, qualquer iluminação que encontramos durante o dia procede dos raios UV e o seu excesso é prejudicial. "Não, esta é uma confusão comum. As pessoas acham que os óculos devem proteger apenas do sol. Qualquer iluminação que nós encontramos durante o dia, ela provém de raios solares, mesmo que o sol em questão esteja coberto por nuvens ou em um dia nublado", afirma o médico oftalmologista Tubertino Monteiro.

O uso dos óculos escuros para proteção é recomendado para todas as idades. As doenças dos olhos acontecem por exposição aos raios solares tanto de forma aguda, quando jovens, ou mesmo por exposição prolongada durante os anos de vida, então os idosos também desenvolvem doenças relacionadas a essa exposição. "O quanto antes evitar, com proteção, esses raios nocivos, melhor para nossos olhos", complementa.

É importante deixar claro que a lente mais escura não necessariamente oferece maior proteção contra os raios UV. O consumidor deve ficar atento ao nível de proteção contra a radiação UVA e UVB que as lentes oferecem. Normalmente este índice é informado no ato da compra, seja no adesivo fixado aos óculos ou em livretos que contêm as informações técnicas do produto. Sempre procure estas informações no ato da compra e jamais a execute em estabelecimentos não credenciados ou no comércio ambulante.

 

As pessoas acabam confundindo e acham que os óculos, simplesmente por eles serem mais escuros, já oferecem proteção contra os raios solares e isso não é verdade. Mesmo os óculos que são transparentes e contém o grau, eles precisam ter proteção contra os raios solares. Então, o importante, antes de tudo, é saber se os raios nocivos estão sendo bloqueados e filtrados pela lente e isso não significa que ela tem que ser a mais escura - Tubertino Monteiro

 

As doenças oculares com influência da alta exposição aos raios solares são:

  • Na conjuntiva: conjuntivite crônica;
  • Córneas: ceratite, pterígio;
  • Cristalino: presbiopia precoce e catarata;
  • Retina: degeneração macular relacionada à idade.
www.000webhost.com