Acompanhe o IOC

Resultado do Exame

O que é Vista Cansada ou Presbiopia?

Vista Cansada ou Presbiopia é a perda progressiva da capacidade dos olhos focalizarem imagens de perto que ocorre em função da idade

Por IOC CARUARU - 06/03/2014 - 02:03

Vista Cansada ou Presbiopia é a perda progressiva da capacidade dos olhos focalizarem imagens de perto que ocorre em função da idade. Existem muitas hipóteses sobre as causas desta condição visual, mas sabe-se que a presbiopia faz parte da evolução natural do homem com o avançar da idade.O que é Vista Cansada ou Presbiopia?

A causa principal da presbiopia é o aumento na rigidez da lente natural do olho humano que perde a capacidade de focar objetos de perto. Isso ocorre com todos os seres humanos. Alguns já percebem a partir dos 40 anos e outros um pouco mais tarde com 45-50 anos.

Os sintomas principais da Presbiopia são: cansaço visual com a leitura e necessidade de maior iluminação para ver objetos e letras pequenas. Há ainda a necessidade de afastar objetos para enxergá-los melhor, o popularmente chamado "braço curto". Dor de cabeça relacionada ao esforço visual e aumento da sonolência com a leitura prolongada também podem ocorrer.

O diagnóstico é feito pelo oftalmologista na consulta oftalmológica. O paciente apresenta as queixas acima descritas e no exame oftalmológico observa-se que há alteração na medida da acuidade visual para perto.

A acuidade visual para perto é testada com uma tabela específica chamada tabela de Jaegger. O paciente présbita não consegue ler as letras pequenas da tabela na distância padrão.

Não existem fatores de risco para a Presbiopia. Esta doença ocorre em todas as pessoas desde que atinjam a idade em que ela se apresenta. Os míopes, como são naturalmente focados para perto, tendem a sentir menos os sintomas da presbiopia.

www.000webhost.com