Acompanhe o IOC

Resultado do Exame

Você sabia que a Covid-19 pode comprometer a retina?

Um estudo brasileiro, publicado em maio, analisou pacientes que tiveram Covid-19 e apresentaram lesão na retina

Por IOC CARUARU - 26/10/2020 - 10:04

Um estudo brasileiro, publicado em maio, analisou pacientes que tiveram Covid-19 e apresentaram lesão na retina. De acordo com a publicação,  a infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) pode causar lesões anatômicas na retina, mesmo naqueles casos mais leves da doença e que não demandaram internações na UTI . Ainda não se sabe se isso vai causar danos ou perda da visão.  
Foi demonstrado previamente que a doença afeta diferentes partes do corpo, além de alterações oftalmológicas associadas a doenças externas oculares, como a conjuntivite.
.
Para avaliar a retina é indicado realizar uma tomografia de coerência óptica (OCT), que é uma técnica de imagem não invasiva usada nesse estudo e também útil para demonstrar alterações subclínicas da retina em condições sistêmicas, como diabetes, além de outras infecções virais. Esse exame não gera dor e pode ser realizado em curto espaço de tempo.
.
Resultado do estudo
.
Foram relatadas alterações da retina e do OCT em 12 adultos (seis homens e seis mulheres, com idades entre 25 e 69 anos), examinados entre 11 e 33 dias após o início dos sintomas da COVID-19. Todos os pacientes apresentaram febre, astenia (perda ou diminuição da força física) e dispneia (falta de ar); e 11 pacientes também apresentaram anosmia (falta ou comprometimento do paladar e incapacidade de se sentir odores).
.
Dois pacientes foram internados no hospital, mas nenhum necessitou de cuidados intensivos. Nove pacientes eram médicos e dois eram profissionais de saúde. Todos os pacientes apresentavam parâmetros sanguíneos normais no momento da avaliação oftalmológica. Nove pacientes testaram positivo para SARS-CoV-2 por método de PCR e dois pacientes testaram positivo em testes de anticorpos para COVID-19.
.
Todos os pacientes apresentaram lesões retinianas, sendo que quatro pacientes também apresentaram manchas tipo algodonosas e micro-hemorragias observadas no exame de fundo de olho. A acuidade visual e os reflexos pupilares eram normais em todos os olhos e não foram detectados sintomas ou sinais de inflamação intraocular.
.
Trata-se do primeiro relato de achados da retina possivelmente associados à infecção por COVID-19 em humanos. Esses achados podem estar associados a manifestações do SNC (Sistema Nervoso Central) descritas em estudos em animais e em eventos neurológicos da COVID-19.