Acompanhe o IOC

Resultado do Exame

Tipos de Lentes de Contato

Dependendo do material de fabricação, as lentes de contato classificam-se em duras, rígidas gás-permeáveis, gelatinosas e gelatinosas descartáveis.

Por IOC CARUARU - 05/05/2017 - 19:50

Tipos de Lentes de ContatoTipos de Lentes de Contato

Dependendo do material de fabricação, as lentes de contato classificam-se em:

  • Duras;
  • Rígidas;
  • Gás-Permeáveis;
  • Gelatinosas;
  • Gelatinosas Descartáveis.

Quanto ao tempo de uso permitido, as de uso diário podem permanecer nos olhos por até dez horas e precisam ser retiradas para dormir e para desinfecção. Já as de uso prolongado podem ser usadas continuamente por períodos mais longos, sendo então retiradas para desinfecção ou descartadas.

Nenhum tipo de lente é melhor que o outro. Durante a consulta, seu problema visual e a curvatura da córnea serão avaliados e depois de conversar com você sobre seu estilo de vida, a frequência com que você irá usá-las e o tempo que dispõe para cuidar delas, o oftalmologista poderá lhe sugerir o tipo de lentes mais adequado às suas características pessoais.

 

Lentes Rígidas

As lentes rígidas são de consistência semi-flexível e menores que a córnea. O oxigênio permeia através dessas lentes chegando diretamente à córnea e não só através das lágrimas que fluem sob elas. Por isso a adaptação às lentes rígidas é fácil, a córnea raramente fica inchada e a visão permanece nítida. As lentes rígidas podem ser de uso diário ou de uso prolongado. As de uso diário são muito confortáveis. Mas, por outro lado, permeiam menos oxigênio à córnea do que as de uso prolongado, genericamente chamadas flúor-carbonadas.

As lentes rígidas são compatíveis com a maioria dos colírios. São duráveis, de limpeza e manuseio fáceis e possibilitam visão bastante nítida, especialmente nos graus mais altos de astigmatismo. Por outro lado, exigem período de adaptação de 2 a 3 semanas e se deslocam, quebram ou riscam com certa facilidade. As lentes rígidas podem criar clarões em volta das luzes, causar arranhões na córnea e reter poeira e partículas na sua parte posterior. Têm limitações de cores e nem todas as pessoas conseguem dormir com as de uso prolongado.

 

Lentes Gelatinosas

Colocadas no olho, as lentes gelatinosas resultam em material gelatinoso e flexível permitindo a passagem de grande quantidade de oxigênio à córnea. Podem ser de uso diário ou prolongado. As de uso diário absorvem entre 38 e 55% de água e as de uso prolongado chegam a absorver 80%. As lentes gelatinosas quase não são percebidas no olho, são de rápida ou imediata adaptação e são mais confortáveis que as rígidas.

Quase não causam clarão em volta das luzes, são comercializadas em cores que realçam ou mudam a cor dos olhos e são adequadas à prática de esportes, pois raramente se deslocam.

As lentes gelatinosas podem se danificar com maior facilidade. Necessitam de permanente manutenção, pois a proteína, o muco e o fungo depositados pelo organismo nas superfícies anterior e posterior da lente podem reduzir sua duração a seis meses ou menos. Principalmente as de uso prolongado apresentam tendência à absorção de fumaça, vapores ou sprays.

As lentes gelatinosas são mais caras e de troca mais frequente do que as rígidas. Podem não resultar em visão totalmente nítida, embora algumas marcas corrijam adequadamente altos graus de astigmatismo. As instruções para uso e manutenção devem ser cuidadosamente observadas, caso contrário essas lentes poderão produzir infecção e irritação nos olhos, sobretudo, se ao primeiro sinal de problema elas não forem removidas e prescrito o tratamento necessário. Nem todas as pessoas conseguem dormir com as de uso prolongado.

 

Lentes Gelatinosas Descartáveis

Tanto as gelatinosas descartáveis de uso diário quanto às de uso prolongado proporcionam o conforto das lentes novas e menor risco de infecção. Embora sejam mais caras que as convencionais a economia a longo prazo pode ser maior pois, com a substituição programada, elas exigem pouca ou nenhuma manutenção. As de uso diário são removidas à noite e reutilizadas na manhã seguinte por até um mês e são, então, descartadas. As de uso prolongado são usadas continuamente por cerca de uma semana e, a seguir, descartadas. Essas lentes não estão disponíveis para todas as prescrições e podem dar a falsa sensação de que as consultas periódicas não são necessárias, porque seu uso e cuidado são bastante fáceis.